terça-feira, 4 de março de 2008

DEZ MITOS

DEZ MITOS QUE AS CRIANÇAS APRENDEM NA TV

Você vai contar a verdade a elas?

Sylvia Foth

Tradução e adaptação: Eneida R. Celeti

Recentemente, numa classe bíblica, perguntei a um grupo de crianças o nome de pessoas que elas consideram seus heróis. “Eu amo a Power Ranger Rosa”, anunciou Melissa, uma menina da segunda série. “O mundo não estaria a salvo sem ela.” Quase no fim de nossa reunião, Melissa também nos pediu para orar para que o pai dela se tornasse o próximo Presidente da República. Duas semanas depois, ela tentou convencer o resto da classe de que o Buraco Negro no espaço era uma das maiores preocupações das crianças. A visão que aquela menina possuía da realidade estava fortemente influenciada pelas horas que passava assistindo TV e vídeos.

A média de tempo que as crianças passam assistindo TV está surpreendendo. Em muitos casos, a TV e os vídeos estão criando nossas crianças.

O que as crianças aprendem enquanto estão confortavelmente acomodadas para uma dose de entretenimento? Nos raros programas educativos, elas podem aprender a ler, a escrever, aprender matemática, fatos sobre o mundo e até dicas para viver bem. Infelizmente, com freqüência até mesmo estas lições positivas são acompanhadas de mitos sutis, que moldam nas crianças crenças contrárias à Palavra de Deus.

Nenhum comentário: