É essencial compreender os métodos de evangelismo usados pelos evangelistas no Novo Testamento e praticá-los nos dias atuais.
O ministério deles envolvia:
- Proclamação das grandes verdades do Evangelho – especialmente a verdade central de “Cristo crucificado”.
1 Coríntios 1.23: “Mas nós anunciamos o Cristo crucificado – uma mensagem que para os judeus é ofensa, e para os não judeus é loucura”.
As boas novas acerca da cruz só podem ser compreendidas à luz das más notícias acerca do pecado. O pecado só poder ser compreendido à luz do caráter de Deus. Estas verdades precisam ser incluídas na apresentação do evangelho.
- Explicação das grandes verdades do Evangelho.
As crianças de hoje possuem ouço ou nenhum conhecimento bíblico. Assim, as declarações acerca do Evangelho são inadequadas se não forem explicadas e ensinadas de forma apropriada.
Mateus 28.19,20: “Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenando a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.
As crianças precisam de um ensino evangelístico – não apenas ensino, nem apenas evangelismo, mas uma combinação dos dois.
- Convite para responde às grandes verdades do Evangelho.
O Evangelho exige uma resposta – uma resposta do coração, mente e vontade.
Os apóstolos sempre desafiavam seus ouvintes não salvos a tomar uma posição com respeito àquilo que haviam ouvido.
Atos 2.38: “Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus, o Espírito Santo”.
Atos 16.31: “Creia no Senhor Jesus e você será salvo – você e as pessoas da sua casa”.
Trata-se de uma resposta do coração para Deus, quando o Espírito Santo convence do pecado e aponta para Jesus Cristo.
- Esclarecimento do que está envolvido quando um pecador confia em Jesus Cristo e do que significa tornar-se um cristão.
2 Coríntios 5.17: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo”.
1 Tessalonicenses 1.9: “ Todas as pessoas desses lugares falam da nossa visita a vocês e contam como vocês nos receberam bem e como vocês deixaram os ídolos para seguir ao Deus vive e verdadeiro”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário