sexta-feira, 24 de abril de 2009

Projeto: Alcançando o futuro de Chiapas hoje! - Treinamento da Equipe

Sai de São Paulo na madrugada do dia 03 de abril para o México, via Panamá. Houve um problema na saída do vôo da cidade do Panamá para a cidade do México, e eu perdi a conexão para Tuxtla Gutierrez, capital do estado de Chiapas onde se desenvolveu o Projeto “Alcançando o Futuro de Chiapas Hoje”! Cheguei em Tuxtla Gutierrez, no dia 04 às 12 horas. Deveria ter chegado no dia anterior às 17 horas. O irmão Humberto estava a minha espera e seguimos imediatamente para o local do treinamento da equipe. Uma viagem de 4 horas através das montanhas.

Que paisagem exuberante! Quantas curvas. Impossível enumerá-las. Passamos por diversos povoados. Avistamos ao longe algumas pequenas cidades. Num dos povoados o irmão Humberto comprou milho cozido (maiz) e fomos comendo em quanto seguíamos na estrada.O diretor da APEC do México, Enrique Serralta e sua esposa Maitê já haviam iniciado o treinamento pela manhã e, tão logo cheguei tive a oportunidade de ministrar ao grupo de obreiros, instrutores, voluntários e cooperadores da APEC do México.
A primeira quinzena de abril, no México, é um período de férias. Todos estavam dedicando suas férias para servir ao Senhor na evangelização das crianças em Chiapas, estado que faz fronteira com a Guatemala, famoso pelos seus sítios arqueológicos do período dos maias, pelas suas selvas, montanhas, rios, cachoeiras e grupos indígenas que conservam seus costumes e línguas.
Foram formadas 10 equipes que na primeira semana ministrariam treinamento para os crentes das localidades onde estariam atuando. Na segunda semana todos estariam realizando Classes de Cinco Dias, Evangelismo Pessoal e ao Ar Livre e Campanhas nas igrejas. No dia 06 as equipes sairam para os diferentes locais. Viagens longas e cansativas através de inúmeras montanhas. Algumas equipes só chegaram à noite. O dia inteiro de viagem. Chiapas tem 118 municípios e mais de 2 mil povoados. Os locais para onde as equipes se dirigiram foram: Petalcingo, Nova Betânia, Cardenas, Frontera Corozal, Sancaralampio, Cristovan Colombo, Monte Líbano, Las Margaritas, Trinitário Chiauahua e Comitan.
O Treinamento da Equipe acconteceu nos dias 04 e 05 de abril no Instituto Bíblico Presbiteriano Betel, do Presbitério Tzetal, em Buenos Aires, município de Ocosingo, estado de Chiapas – México



















Nenhum comentário: