sexta-feira, 24 de abril de 2009

Projeto: "Alcançando o Futuro de Chiapas Hoje" - Encontro de Pastores em Palenque

No dia 06, após as saídas de todas as equipes segui junto com o Enrique e o Alfredo, que estava a disposição como motorista, para o local onde aconteceria o Encontro de Pastores, na cidade de Palenque. Neste município há muitos sítios arqueológicos e é muito procurado pelos turistas. Chegamos bem tarde da noite e nos dias 07 e 08 tínhamos um encontro com pastores e uma agenda ocupando todo o tempo com diversas palestras.
As reuniões com os pastores foi bem no centro da cidade, nas dependências do Instituto Bíblico da Igreja Presbiteriana do Presbitério Chol. O Instituto fica ao lado da Igreja, onde algumas mulheres estiveram durante os dois dias preparando as refeições. A alimentação nesta região é bem temperada e picante. Não falta nunca a tortilla, feita com farinha de milho. Ovos e feijão são muito consumidos também. O desjejum quase que diariamente foi: tortillha, feijão e ovos. Caldos com legumes e frango eram também constantes, sempre acompanhados com muita tortilla.
Numa placa, numa das estradas, estava escrito em letras grandes: “sin maiz no há paiz” e logo em seguida alguém havia acrescentado: “sin frijole tanpoco”.Traduzindo: sem milho não há pais... sem feijão, tão pouco.
Os 17 pastores participantes eram do grupo indígena Chol. Tanto o povo Chol como o povo Tztetal tem a Bíblia em sua própria língua, assim como os seus hinários.
As crianças crescem falando apenas a língua materna e vão aprendendo o espanhol quando chegam na escola. Verifiquei que em todos os povoados por onde passamos há escolas primárias e secundárias, do governo.
(Praça na cidade de Palenque)
Após esta série de palestras com os pastores, nosso trabalho foi visitar cada uma das localidades para encorajar os obreiros e voluntários da APEC, conhecer os pastores e anciãos que estavam hospedando as equipes, conhecer os participantes do treinamento em cada local, trazer uma mensagem para animá-los, orar com eles e deixar algum material que estivesse em falta.







Nenhum comentário: