domingo, 9 de janeiro de 2022

Carta aberta para os amigos da APEC 11/01/22

CARTA ABERTA PARA OS AMIGOS DA APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças

São Paulo, 11 de janeiro de 2022

Muitos são os que perguntam sobre a Sede Nacional da APEC, que vinha funcionando no bairro de Vila Clementino, bem ao lado da Estação Santa Cruz do Metrô, e que se encontra fechada com placas de ALUGA-SE e VENDE-SE!

Entre as diversas perguntas, estas se destacam: Onde vocês estão agora? Retornarão às atividades?

Nossa resposta tem sido:

Muitas coisas mudaram desde fevereiro de 2020, com o início da pandemia da Covid-19, e até agora há muita incerteza sobre como tudo caminhará.

A APEC está presente em várias regiões do Brasil (veja como entrar em contato com cada região acessando: www.apec.com.br/site/enderecos/), e todos os seus obreiros continuam firmes na missão de evangelizar e discipular as crianças, de treinar pessoas para este fim e de distribuir a literatura da APEC que reúne conteúdo e criatividade. Em alguns locais há alguma estrutura, mas não é necessário algo muito grande para que funcione.

Cada vez mais, nas grandes cidades, o deslocamento é problemático, razão pela qual os cursos EAD e as vendas on-line são mais e mais procurados. Com a pandemia, ficou ainda mais evidente que manter um local tão grande, como a sede da Estação Santa Cruz,  para receber um grupo tão pequeno de alunos nos cursos e um grupo tão reduzido de pessoas na livraria, era inviável e também desnecessário.

Em toda a Grande São Paulo a APEC tem diversos obreiros que ministram cursos presenciais, indo diretamente às igrejas e alcançando as pessoas onde elas estão. Nestes locais os obreiros levam a literatura para atender aos interessados e também realizam as Estratégias Missionárias e Projetos para o alcance direto das crianças. Numa Região tão grande como é a Grande São Paulo, esta estratégia tem sido de grande bênção, como também em todas as demais regiões em todo o Brasil.

Como nossa Sede Nacional, mantemos agora um local, na região Leste da Capital de São Paulo, onde temos o depósito e a distribuição da literatura produzida pela própria APEC e onde funciona o departamento de administração.

Mantemos ainda uma propriedade em Mairiporã, com duas áreas distintas. Uma delas se destina à formação de Líderes, e é onde é ministrado o Instituto de Liderança, com três meses de duração. Na outra área realizamos as temporadas de férias de Acampamento, nos meses de janeiro e julho, e que fica disponível, no restante do ano, para igrejas alugarem para a realização de retiros. A manutenção desta propriedade é um IMENSO desafio, pela baixa utilização destas áreas e mesmo porque a maioria das Igrejas faz seus retiros e encontros em Hotéis e não se interessam mais por hospedarem-se em acampamentos.

Infelizmente, desde fevereiro de 2020, estas duas áreas de Mairiporã não têm sido utilizadas devido às restrições impostas pela pandemia. Há planos para, em julho de 2022, realizarmos a temporada de Acampamento para crianças. Também, nos meses de setembro a novembro de 2022, planejamos realizar o Instituto de Liderança. Ajude-nos em oração, a fim de que o retorno destas atividades seja realmente possível.

Por favor, ore pela APEC e para que o Senhor nos dê sabedoria para andar dentro de Sua vontade no cumprimento da missão que Ele nos confiou, de evangelizar, discipular e integrar crianças no serviço do Senhor, em parceria com a Igreja.

Ore pelo desafio de avançarmos na preparação dos Cursos EAD, na preparação e distribuição on-line de literatura e nas estratégias para um maior alcance das crianças, inclusive de forma também on-line.

No final de 2021, a APEC comemorou 80 ANOS de atividades no Brasil, realizando o Congresso com o tema “ABRE MEUS OLHOS”. Contamos com cerca de 80 participantes presencialmente e mais de 3.000 de forma on-line. Foi uma experiência maravilhosa! Na foto ao lado você vê um grupo de obreiros da APEC participando presencialmente no encerramento do Congresso dos 80 anos.

Os congressos da APEC sempre tiveram uma média de 1.000 participantes. Para o congressista, o custo era elevado, pois incluía a viagem ao local do evento e sua hospedagem. Para a APEC, os custos também eram altos com o deslocamento da equipe e o transporte da literatura que seria comercializada. De forma on-line, muito mais pessoas foram abençoadas, a um custo bem menor. E as despesas da APEC com a organização do evento também diminuíram tremendamente, comparando-se com o congresso de forma presencial.

Os tempos são outros. Estamos vivendo outra realidade. Muito trabalho que é de caráter administrativo pode ser feito em casa, sem necessidade do funcionário se deslocar até um escritório. Este é o momento em que devemos viver; este é o momento que nos cabe enfrentar.

Voltando às perguntas iniciais: Onde vocês estão agora? Retornarão às atividades?

Estamos avançado no cumprimento da obra, realizando as atividades que fazem parte da nossa visão e missão, e não temos necessidade de retornar ao prédio em que funcionava a Sede Nacional para fazer o que tem que ser feito. Contamos com suas orações para que tenhamos, na permissão e no tempo do Senhor, uma boa negociação desse prédio da Estação Santa Cruz do Metrô, no bairro de Vila Clementino, em São Paulo. Precisamos também da direção do Senhor para saber qual será o futuro em relação à propriedade em Mairiporã. Ore por isso.

Com estima e agradecido por sua atenção,




"Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua." (Provérbios 16:1).
"O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos." (Provérbios 16:9).


Superintendência da APEC
Caixa Postal 78.656
São Paulo-SP - CEP: 03533-971
E-mail: superintendencia.apec@apec.com.br
WhatsApp: (11) 9.8350-1474


Nenhum comentário: